Eusébio Lobo da Silva (Mestre Pavão), baiano radicado em Campinas, São Paulo, professor adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é graduado em Bachelor of Arts pela Southem Illinois University at Edwardsille. S.I.U., Estados Unidos, concluiu o mestrado 1980 na The Katherine Dunham School of Arts and Research, (K.D.S.A.R), USA., apresentando um estudo sobre Capoeira. Em 1993 finalizou seu Doutorado na UNICAMP defendendo a Tese: Método Integral da Dança: um estudo dos exercícios técnicos em dança centrado no aluno. Mais tarde, em 2004 tornou-se Doutor Livre Docente pela UNICAMP com da Tese intitulada: O Corpo na capoeira.
As suas intervenções científicas se estendem a dezenas de publicações em periódicos nacionais, a exemplo dos Cadernos da Pós-Graduação em Artes, Revista Capoeirando da UNICAM, Jornal de Dança do Mercosul e Catálogo da Bienal SESC de Dança de Santos, sempre abordando a capoeira e a dança como temas prediletos de sua investigação. Sua produção técnica, artística e cultural se distingue, não apenas pela numerosa e importantes obras, mas, sobretudo, como diretor artístico, coreógrafo e dançarino, entre outras atividades. Na produção científica se destaca como professor orientador de Monografias de Cursos de Especialização, Dissertação de Mestrado e Teses de Doutorado e em Programa de Iniciação Científica, onde encontramos uma gama enorme de trabalhos relacionados com a Capoeira no seu sentido mais original e criativo.
Aluno formado na Capoeira Regional pela Academia de Mestre Bimba em 1972 cuja festa de formatura foi realizada em Mataripe, Bahia. Eusébio reportando-se sobre sua vida, dizendo “foi com a capoeira, no início, no fundo do quintal e na porta de casa, com meu primeiro mestre, Lupa do Garcia, que comecei a ler o mundo”. Diz ainda que muitas pessoas não o compreendem, muito bem, chegam mesmo a confundir, pensando ser ele apenas um dançarino ou mesmo um dançarino capoeirista. E faz a sua interpretação vislumbrando a sua imagem e sentimento afirmando “sempre me sentir um capoeirista que joga, luta e dança, como é a própria natureza da capoeira, que ginga na vida”.
Eusébio não titubeou partiu para a nova experiência, morou nos Estados Unidos da América, estudou dança na Universidade do Sul de Illinois e ministro aulas de Capoeira e danças brasileira. O seu esforço, talento e determinação foram os pontos positivos que o fizeram galgar um cobiçado posto, um lugar na Galeria de Dançarinos Dunham e ser reconhecido entre as cinco pessoas do mundo a obter o grau de mestre na Técnica Dunham.
As suas intervenções científicas se estendem a dezenas de publicações em periódicos nacionais, a exemplo dos Cadernos da Pós-Graduação em Artes, Revista Capoeirando da UNICAM, Jornal de Dança do Mercosul e Catálogo da Bienal SESC de Dança de Santos, sempre abordando a capoeira e a dança como temas prediletos de sua investigação. Sua produção técnica, artística e cultural se distingue, não apenas pela numerosa e importantes obras, mas, sobretudo, como diretor artístico, coreógrafo e dançarino, entre outras atividades. Na produção científica se destaca como professor orientador de Monografias de Cursos de Especialização, Dissertação de Mestrado e Teses de Doutorado e em Programa de Iniciação Científica, onde encontramos uma gama enorme de trabalhos relacionados com a Capoeira no seu sentido mais original e criativo.
Aluno formado na Capoeira Regional pela Academia de Mestre Bimba em 1972 cuja festa de formatura foi realizada em Mataripe, Bahia. Eusébio reportando-se sobre sua vida, dizendo “foi com a capoeira, no início, no fundo do quintal e na porta de casa, com meu primeiro mestre, Lupa do Garcia, que comecei a ler o mundo”. Diz ainda que muitas pessoas não o compreendem, muito bem, chegam mesmo a confundir, pensando ser ele apenas um dançarino ou mesmo um dançarino capoeirista. E faz a sua interpretação vislumbrando a sua imagem e sentimento afirmando “sempre me sentir um capoeirista que joga, luta e dança, como é a própria natureza da capoeira, que ginga na vida”.
Eusébio não titubeou partiu para a nova experiência, morou nos Estados Unidos da América, estudou dança na Universidade do Sul de Illinois e ministro aulas de Capoeira e danças brasileira. O seu esforço, talento e determinação foram os pontos positivos que o fizeram galgar um cobiçado posto, um lugar na Galeria de Dançarinos Dunham e ser reconhecido entre as cinco pessoas do mundo a obter o grau de mestre na Técnica Dunham.
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