quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mestre Decanio


Angelo Augusto Decanio Filho é o aluno mais antigo de Mestre Bimba em atividade. Ingressou no Centro de Cultura Física Regional, em 1938, com a finalidade de aprender jogar Capoeira, ainda como estudante de medicina da Faculdade de Medicina da Bahia, permanecendo versado na Capoeira Regional até a presente data.
Decanio é médico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia na década de 30, casado com Maria Isabel Pereira. Professor universitário, capoeirista e, sobretudo, aluno destacado de Mestre Bimba.
Paralelo ao sucesso da medicina, ele também é detentor de um vasto currículo na área esportiva com relevo especial para Capoeira onde conquistou o grau máximo na Capoeira Regional o “Lenço Branco” e de Contramestre de Mestre Bimba no Centro de Cultura Física Regional (CCFR).
O “Lenço Branco” era uma insígnia honorifica que Mestre Bimba outorgava aos alunos de maior destaque na Academia, em especial aqueles que comprovadamente contribuíram para a propagação da Capoeira Regional.
Na Capoeira Regional extrapolou a figura do capoeirista vigoroso e destemido. Decanio assumia outras atribuições: a de orientar Bimba quanto à organização administrativa do orador oficial em eventos, empresário e promotor de vendas de shows folclóricos.
Na literatura especifica escreveu a Herança de Mestre Bimba: filosofia e lógica africanas da Capoeira da Coleção São Salomão, contendo o prefácio de Jorge Amado. Publicou uma outra pérola, o livro A herança de Mestre Pastinha.
Decanio é hoje muito requisitado pelos Grupos de Capoeira brasileiro para ministrar palestras enfocando principalmente a sua história vivida ao lado de Mestre Bimba, o que faz com muita propriedade contagiando sobremaneira os assistentes.


Um comentário:

  1. Interessante esse blog que mostra e comenta sobre a vida dos discípulos da capoeira junto aos seus mestres de história. Parabéns meu Tio ! Continue com esta proposta de idéias culturais!

    ResponderExcluir