quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mestre Eziquiel



Eziquiel Martins Marinho, conhecido na Capoeira como Mestre Eziquiel, nasceu em 18 de outubro de 1941, em São Gonçalo dos Campos, Bahia, pertenceu a Polícia Militar, onde ministrou aulas de Capoeira.
Em meados da década de 60, foi levado pelo Mestre Sacy para Academia de Mestre Bimba, chegando motivado, bem desenvolto nos movimentos, demonstrando talento e gosto pela arte. Logo se entusiasmou pela Capoeira esporte, participando dos campeonatos, baiano, e mais tarde sagrou-se bi-campeão brasileiro em 1976 e 1977 na cidade do Rio de Janeiro, recebendo nesta oportunidade o “Troféu de Melhor Ginga”.
Participou dos Grupos Folclóricos Olodum e Olodumaré onde teve o privilégio de representar a Bahia e o Brasil em dois importantes eventos: Festival Internacional de Folclore, em Salta, na Argentina obtendo a medalha de ouro, e em Quito, no Equador. Nestas oportunidades o Grupo sagrou-se campeão de Folclore, recebendo honrosamente premiação “Huminaua de Oro”.
Inquieto e trabalhando sobremaneira pela Capoeira Regional, fundou o Grupo Luanda, cuja temática principal era preservar a metodologia utilizada por Mestre Bimba, sempre realizava os batizados, exames e formaturas aos moldes do seu mestre.
Eziquiel o “Jiquié” foi jogar Capoeira em outras “rodas” precocemente, faleceu, no dia 26 de março de 1997, e no seu enterro, amigos, alunos e capoeirista realizaram uma roda de capoeira de despedida cantando músicas de sua autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário