quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mestre Acordeon


Ubirajara Guimarães Almeida, conhecido na Capoeira pelo nome de guerra de Acordeon, é natural de Salvador, Bahia, nasceu em 1943, entrou na Academia de Mestre Bimba para aprender Capoeira na década de 50. É um dos alunos formados mais conceituado da Capoeira Regional, reconhecido pelo seu vigor físico, jogo virtuoso, forte, ágil, objetivo e habilidades artísticas.
Em 1964 fundou uma Academia no fundo de sua residência em Boa Vista de Brotas e rapidamente conquistou muitos alunos que foram em busca de algo diferente na Capoeira, um aprendizado fundamentado no jogo duro, na exigência da boa forma física e valorizada pela música e arte.
Bira Acordeon, como também é conhecido, nas rodas de capoeira, sempre se destacou pelo seu senso empreendedor e em 1964 fundou o Grupo Folclórico da Bahia e organizou o show Luanda Silé, posteriormente em 1966 lança o espetáculo Vem Camará: histórias de Capoeira.
Acordeon, como um bom aluno de Bimba, queria ver a Capoeira Regional expandida no mundo, e em 1968, a exemplo de outros capoeiristas, fundou o Grupo Folclórico da Politécnica, dessa maneira levando a Capoeira para o seio da importante instituição universitária baiana.
Novamente volta às competições e durante o Campeonato Brasileiro em 1976, sediado no Rio de Janeiro, onde se sagrou campeão na categoria peso pesado, sendo escolhido na oportunidade como o mais completo capoeirista, o melhor capoeira do campeonato.
Em 1977, integrando a equipe da Ginga Associação de Capoeira sagra-se Campeão Baiano de Capoeira em competição organizada pelo Departamento de Capoeira da Federação Baiana de Pugilismo, numa época de afirmação da Capoeira como esporte.
Em 1978, viajou para os Estados Unidos da América se estabelecendo na Califórnia, precisamente em São Francisco onde montou academia, fundou o Grupo Musical Corpo Santo e como bom músico passou a se apresentar em shows em casas noturnas.
Escreveu dois livros: Capoeira a brazilian art form: history, philosophy, and pratice em 1986, Água de beber, camará!: um bate-papo de capoeira, em 1999. Não parou por ai, gravou sete CD Room de músicas de Capoeira, a maioria de sua autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário