quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mestre Saci

Josevaldo Lima de Jesus “Saci” nasceu em 16/03/1945, na cidade de Santa Bárbara, do estado da Bahia e começou a praticar Capoeira Regional em julho de 1964 na Academia de Mestre Bimba. Em 1965 logrou a formatura e no mesmo ano fez o curso de especialização recebendo o lenço vermelho. Neste ambiente se projetou como um dos mais afamados capoeirista da sua época, pois, além de ser um “fominha” de treinamento, desenvolveu um estilo próprio, jogando com grande desenvoltura e tendo como característica a agilidade, destreza, velocidade de movimento e a combinação de golpes associada a coragem e o gosto pela arte de capoeirar.
Atuou no Grupo de Apresentação de Mestre Bimba, Grupo Viva Bahia e Olodumaré. Participou na década de 60 do Festival de Salta na Argentina, em 1976 no Festival of American Folklaife nos Estados Unidos da América e posteriormente se apresentou no México e Canadá. Neste mesmo período recebeu o título de Honorary Citzen pelo estado da Geórgia.
Integrou a comitiva de Mestre Bimba em 1969 no II Simpósio Brasileiro de Capoeira realizado na Academia Militar da Aeronáutica situada no Campos dos Afonsos na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1973 fundou a Associação de Capoeira Aluvião e estreitou relações com os principais mestres baianos: Pastinha, Canjiquinha, Caiçara, Waldemar, Aristides, Itapoan, Xaréu, Geni, Decanio e tantos outros.
Em nível competitivo sagrou-se campeão brasileiro de capoeira em 1975 na cidade de São Paulo, em evento organizado pela Confederação Brasileira de Capoeira.
Logo cedo descobriu sua vocação para a docência, e em 1966 teve sua primeira experiência no Ginásio Acrópole em substituição ao Mestre Acordeon. O Ginásio Acrópole era uma das principais academias de Salvador e ali freqüentava a juventude soteropolitana amante dos esportes, principalmente do fisiculturismo.
Saci ainda ministrou aulas na Associação de Capoeira Arte e Luta (ACAL), no 35º Batalhão de Infantaria do Exército (Feira de Santana), 19º Batalhão de Caçadores de Pirajá e Polícia Militar.
Na área escolar Saci ocupou o cargo de Coordenador de Capoeira do Departamento de Educação Física da SEC/Bahia e participou dos Jogos Escolares Brasileiros em Vitória e Brasília. Ministrou aulas em colégios da rede pública estadual, selecionou e treinou as equipes escolares.
Na área acadêmica Saci enveredou pela Educação Física, primeiro formou-se na Universidade Católica do Salvador e nesta mesma universidade implantou a Capoeira como disciplina obrigatória no Curso de Educação Física em 1982. A partir desta iniciativa realiza anualmente seminários, debates e no 2º Sem. de 2008 realizou o 42º batizado de capoeira. Este evento tem uma característica peculiar, a presença dos principais mestres de Capoeira, ou seja, da nata dos capoeiristas baianos.
Saci, também é formado em Direito pela UCSAL e reunindo toda sua experiência de advogado, professor, mas principalmente de capoeirista é que assumiu a Presidência da Federação de Capoeira do Estado da Bahia, ao tempo em que participa intensamente de eventos de Capoeira no Brasil e no exterior a exemplo de Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça e Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário