sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CAPOEIRA REGIONAL

Hellio Campos – Mestre Xaréu

Jogo duro pra valer
Criado por Mestre Bimba
Na roda vale rasteira
Rabo de arraia e tarimba

A ginga e a negaça
Distingue o capoeirista
Na volta que o mundo dá
Expressado na fluidez de um passista

O ritual
Chama para o pé do berimbau
Cantando a ladainha da morte
Os capoeiristas jogam no pau

O berimbau dita o ritmo
Banguela e São Bento Grande
Fazendo os capoeiristas dançarem
Na roda da vida, que se expande

No jogo duro e rápido
A rasteira é para derrubar
Com o giro desengonçado do corpo
A esquiva incita a perpetuar

Continuar presente na roda
Saltando os golpes no ar
Agora, banda de costa e vingativa
Os golpes do batuque se faz notar

O jogo encrespa, ficando viril
Os capoeiristas estão se estranhando
Seus corpos reluz o brilho do suor
Tim, tim, dum, dum, é berimbau tocando

O jogo parece não terminar
Tamanha malícia na volta que o mundo dá
Corpos desaprumados de pernas para o ar
Guerreiros, astutos, jogando regioná

Berimbau toca o corrido
Mestre canta! Oi, sim, sim, oi, não, não
O âmago dos capoeiristas estremece
Nos seus corpos sarados é pura emoção


Ai, ai, ai, ai, São Bento me chama
É hora, é hora, da iuna mandinqueira
Nossa Senhora me ajude
Capoeira Regional não é de brincadeira

Eh, viva meu mestre, camará
Foi ele que me ensinou a lutar
Jogo bonito, sagaz e bem ligeiro
Na volta que o mundo dá.

Eh, vamos simbora camará!
O galo cantou. É hora da despedida
Aruandê! Arauandê! É faca de ponta
Água de beber... na capoeira sentida

Eh! Vamos simbora camará
Eh! O mestre mandou dizer
Que a roda vai se findar
O berimbau ficou mudo, o que fazer

Adeus, adeus, boa viagem
Eu vou embora camará
Eu vou com Deus, boa viagem
E Nossa Senhora, camará

Nenhum comentário:

Postar um comentário