quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Uma vida na capoeira regional: os seguidores de Mestre Bimba

O projeto de pesquisa intitulado UMA VIDA NA CAPOEIRA REGIONAL: OS SEGUIDORES DE MESTRE BIMBA têm como objetivo estudar biograficamente os alunos de Mestre Bimba que se tornaram mestres de capoeira, motivados pelo método e filosofia da Capoeira Regional. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem as características de um estudo histórico-descritivo-biográfico-antropológico. A população amostra será de inicialmente 15 alunos de Mestre Bimba que tenham tido experiência em ensinar capoeira ao longo da vida. A relevância do estudo está em ser uma investigação original e inédita que poderá contribuir de maneira singular no conhecimento sobre a obra e filosofia de Mestre Bimba. Além disso, poderá abrir uma janela para futuras pesquisas biográficas ainda incipiente no ambiente da capoeira. Essa pesquisa servirá para ampliar os conhecimentos de estudantes, professores, pesquisadores e capoeiristas.
Registramos que esse estudo foi premiado no Edital Capoeira Viva de 2007 do Ministério da Cultura na Linha de Incentivo para Projetos inéditos de estudo, pesquisas, inventários e documentação sobre o desenvolvimento da capoeira no Brasil e no exterior, história de vida dos mestres e detentores da sabedoria tradicional da capoeira, processo de formação de novos mestres que possam contribuir para o avanço dos conhecimentos científico sobre o tema.

3 comentários:

  1. Pai, muito legal o seu blog. Parabéns!!!
    Os capoeiristas e o Brasil agradecem a sua pesquisa.
    Te amo! Bjoo
    Mirella

    ResponderExcluir
  2. Mestre concodo com Mirela,idéia exelente essa do blog para enriquecer ainda mas o mundo da capoeira..relembrando antigos mestre da Bahia.Adorei!!Parabéns!
    Vc é um exemplo pra mim.
    Bjsss!!
    Fica na paz,
    CAROL(CTE-Capoeiragem)

    ResponderExcluir
  3. O Mestre Bimba era "O MESTRE"...o mundo precisa conhecer os filhos de Bimba pra que a semente da Capoeira Regional nao morra
    Parabens ao senhor Mestre Xareu
    Reco

    ResponderExcluir